quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Exposição de Efésios 4.7

A graça na proporção dom de Cristo:

A graça é usada neste texto com o sentido de um chamado especial para o serviço a Deus (cf. 3. 2,7,8). Nesse sentido nos foi dado a cada um de nós dons diferentes para serem usados em benefício de todos. Como diz Calvino “nenhum membro do corpo de Cristo recebe tal perfeição que o torne apto a suprir suas próprias necessidades, sem a assistência dos outros”. Não existe como funcionar isoladamente dentro da igreja. Os dons são dados individualmente mas só tem razão se a sua funcionalidade for para o coletivo. Isso é sabedoria de Deus que não estabeleceu a uniformidade, mas a variedade de dons para o melhor do corpo de Cristo, sendo assim cada um depende do outro.

Duas implicações deste ensinamento para serem aplicados:

I- Ninguém é dono do seu dom
Não há lugar para a vanglória ou soberba na questão dos dons, pois ninguém pode se vangloriar de algo que não é seu. Tudo o que temos ou possuímos recebemos imerecidamente (nos foi concedido).

É um engano pensarmos na idéia de que podemos manipular o ministério que recebemos. Se o ministério nos foi concedido, então ele não nos pertence, mas ele pertence à aquele que nos concedeu. Seguindo esse raciocínio, não temos direito de exercitar o nosso ministério conforme o nosso querer. O ministério é do Pai, e cabe a nós exercitá-lo na hora, local e intensidade que Deus deseja. Nenhum de nós pode exercer o ministério como se ele fosse nosso, ou seja, de acordo com o que eu penso que posso fazer.

II- Nenhum membro do corpo de Cristo pode alegar não possuir alguma tarefa espiritual a ser cumprida e o respectivo dom espiritual necessário para executá-la.
(cada um) – essa expressão indica que cada membro do corpo de Cristo, e não apenas uma classe de pessoas, recebe essa graça segundo a proporção do dom de Cristo. Em sua sabedoria Cristo reparte diferentes dons a diferentes membros. (Rm 12.3-8; 1 Cor 12.4). Este é um dos textos que ensinam e afirmam o sacerdócio universal dos crentes (1Pe 2.9-10).

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa apaixonada pelo saber...