quinta-feira, 10 de julho de 2008

O sofrimento e a vocação missionária

O Dr. William Taylor, fez uma pesquisa e demonstrou que um em cada vinte missionários volta para casa a cada ano; destes que voltam, 71% o fazem por motivos evitáveis (TAYLOR, 1998 p.34). De acordo com essa mesma pesquisa o índice de perdas entre os missionários brasileiros é de 7% a cada ano. Esses dados foram coletados com vinte e duas agências enviadoras.

Diante desse quadro acredito que temos de investir em uma formação que dê ao obreiro que atuará em uma realidade multicultural a capacidade de perseverar. “Uma consulta sobre perdas de obreiros, realizada pela WET-MC, na Inglaterra em 1996, concluiu que o treinamento deve ser proporcionado tendo em vista preparar o aluno em termos culturais, mentais e espirituais na disciplina pessoal de lidar com estresse e frustrações, e a ter uma expectativa mais realista no campo” (ADIWARDANA, 1999. p. 35).

Creio que dentre todos os elementos que encontramos no ministério de Jesus, a perseverança seja um que tenha grande relevância em nossos dias. Principalmente de levarmos em consideração duas realidades: primeiro, a realidade de que o sofrimento faz parte da vida e vocação do cristão, e segundo, a realidade de que os últimos dias trarão perseguição sobre os cristãos.

a- O sofrimento faz parte da vida e vocação do cristão
“assim como Cristo sofreu, os que O seguem devem esperar sofrer. Sofrer como seguidor de Cristo implica em renunciar o direito pessoal a família, propriedades, fama e até mesmo da vida”. (ADIWARDANA. 1999. p.40).

O Senhor Jesus nunca escondeu de seus seguidores que a tarefa era difícil; encontramos algumas referências nas quais Jesus deixa claro que o sofrimento era uma expectativa real na vida de seus seguidores. Expressões usadas por Jesus, tais como “vos envio com ovelhas para o meio dos lobos; no mundo tereis aflições; quem quer ter a vida, deve perdê-la; tome a sua cruz e siga-me; o filho do homem não tem onde reclinar a cabeça” exemplificam que o chamado de Jesus envolve sofrimento. Sempre encontraremos exemplos bíblicos de como os primeiros cristãos desenvolveram este ensinamento de Jesus. É impressionante como eles continuaram fiéis, mesmo quando a perseguição aumentava, diria que principalmente quando estavam em meio a perseguições.

Atos nos relata que mesmo em meio a perseguição a igreja continuava a proclamação do evangelho. Eles preparados para suportar tudo por amor a Cristo. Entenderam o ensinamento de Jesus.

b- Os últimos dias trarão perseguição sobre os cristãos
Mateus 24.13, em meio ao contexto da palavra profética de Jesus, quanto ao que sucederia a Jerusalém e ao fim dos tempos, Jesus ensina a seus discípulos que eles deveriam ser perseverantes – “aquele que permanecer fiel até o fim será salvo”. No entanto, Jesus predisse que os últimos dias seriam difíceis, angustiosos, maléficos, mas que o evangelho deveria ser anunciado a todo o mundo (Mt 24.14). Apesar das dificuldades, ensina-nos Jesus, o evangelho deve ser anunciado.

Diante da realidade que temos hoje com o retorno precoce de missionários, com chegada do fim dos tempos, parece que vivemos os últimos dias, tempos que preparar nosso enviado para perseverar até o fim.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa apaixonada pelo saber...