terça-feira, 2 de dezembro de 2008

O CONCEITO DE SEMEADOR NA VISÃO DE JESUS

a. A SEMENTE COMO ALGO VIVO E DINÂMICO
O conceito de Jesus da semente é algo profundo. Ele a vê como algo dinâmico e vivo. O semeador, de forma decidida, convicta, saiu a semear, isso nos sugere um processo dinâmico de produção de vida. Todo semeador quando sai para semear tem todo um processo a seguir, desde a escolha e preparo do solo onde plantar até o lançar da semente, pois ele sabe que da semente virá algo vivo, a semente embora inerte está carregando em si, incubado algo vivo.

b. AS CARACTERÍSTICAS DO SEMEADOR NA VISÃO DE JESUS
O semeador é alguém de ação. O verbo “saiu” indica que este homem decidiu por os pés para fora de casa, para fora do lugar tranqüilo em que ele estava e partiu para a ação.

i. NÃO SEMEIA ONDE QUER
Apesar da impressão que se trata de uma ação fortuita, casual, como se o semeador tivesse saído por aí, para semear quase que por acaso, talvez não fosse necessário mencionar que ele sai preparado e pronto para jogar a sua semente, numa ação contínua e processual, sem cessar. A ação deste semeador é contínua gradativa e planejada, ou seja, tem rumo certo ainda que não necessariamente de forma sistematizada.

A verdade que salta aos olhos é que a mensagem do evangelho, assim como a semente deve ser espalhada, mas nem sempre ela será frutífera pois nem sempre cairá em solo preparado, fértil e bem cuidado.

ii. É MARCADO PELA OBEDIÊNCIA
Uma característica marcante em semeador é a obediência. O lavrador que não obedece as regras do tempo está fadado a ter uma colheita pífia. Ele tem que obedecer a época de arar, de adubar, de plantar sob o risco de perder a época certa em que a sua plantação desfrutará das chuvas e do sol na medida certa.

iii. É PACIENTE
No processo da semeadura a paciência é virtude indispensável ao semeador. Neste processo existem tarefas que são dependentes do semeador, mas o surgimento da nova planta independe da capacidade, vontade e ação do semeador. Ele terá que esperar pelo processo natural definido pelo criador.

Não depende do semeador a aceleração do processo de colheita, ela tem o seu tempo certo, por mais esforço que ele empreenda não fará adiantar esse processo. De mesma forma no reino do Senhor nós os semeadores não podemos interferir no processo de nascimento da semente que semeamos, por mais ansiosos que estejamos pelo novo nascimento das pessoas, nosso trabalho consiste em “semear” e não o de fazer brotar e produzir frutos. Cada planta tem seu ciclo de nascimento, crescimento e produção e isso não depende do agricultor, assim também na tarefa de semear o evangelho, cada coração tem seu ciclo de nascimento crescimento e produção, e isso independe da nossa vontade, por isso a paciência é virtude indispensável ao semeador.

iv. É PERSISTENTE
Continuando essa comparação entre o semeador e o pregador, podemos verificar que a persistência é outro elemento indispensável em ambos os casos. As vezes se planta e a chuva não vem e então há a necessidade de replantar, ou as vezes uma praga atinge a plantação e vai exigir do agricultor um novo esforço.

Da mesma forma, na semeadura do evangelho temos que plantar e replantar quantas vezes se fizer necessário, até que tenhamos êxito em nossa pregação.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa apaixonada pelo saber...