sábado, 30 de maio de 2009

Vantagens e desvantagens do ciúme no relacionamento conjugal

1- O que é ciúme?

Ciúme pode ser compreendido como bom ou ruim. O princípio que governa essa palavra no seu significado é que (zhloi) tem um sentido bom e um mal. É um termo médio, refere-se a uma atitude humana que pode ser simples ou nobre

Quando visto do seu lado bom, ciúme e conhecido na Bíblia como:

Ø Zelo. ( Fp 3.6)

Ø Caloroso afeto. (2 Co 7.7)

Ø Dedicação. (Rm 10.2)

Ø Devoção. (2 Co 7.11)

No seu bom sentido ciúmes é usado em referência a:

Ø Deus: (Is 5.17) – Aqui o zelo de Deus é a sua firme resolução de levar a efeito os seus propósitos em relação ao seu povo.

Ø Homens: (Sl 69.9) – Este zelo é a paixão por Deus que consome e estimula o homem.

Quando visto do lado mau, o ciúme é conhecido na Bíblia como sendo:

Ø Inveja e ciúmes – que destroem os relacionamentos pessoais e a felicidade individual (Jó 5.2).

Ø O ciúme e a ira encurtam a vida, e a ansiedade provoca a velhice precoce. Ciúme pode ser uma coisa maligna, que arruína a vida.

2- Aplicações práticas do assunto:

Ø Ciúme é inveja envelhecida.

Ø Nós poderíamos definir o ciúme aqui como “ uma tristeza ou mágoa da nossa parte devido o sucesso dos outros.” O ciúme provoca em mim dor, sofrimento quando uma outra pessoa está feliz.

Ø O ciúme é incompatível com o amor por uma boa razão:

i. O amor busca o benefício e o bem-estar (edificação) dos outros, tanto que ele está disposto a fazer um sacrifício pessoal para que este bem-estar aconteça. Contribuir para a prosperidade de alguém é o que o amor precisamente deseja.

ii. Ao contrario do amor o ciúme prefere prosperar à custa dos outros, o ciúme é conseqüência da ausência de amor.

Ø Mas Deus é zeloso, ciumento? Porque o cristão não pode ser ciumento se Deus é um Deus ciumento? Existe uma grande diferença entre o nosso ciúme e o ciúme de Deus. Deus tem ciúme daquilo que pertence a Ele. Nós temos ciúmes daquilo que pertence a outra pessoa, que não é nosso. Deus tem ciúmes daquilo que Ele possui, nós temos ciúmes do que a outra pessoa possui.

Ø Conjunto de emoções[1]

Ciúme é uma reação complexa porque envolve um largo conjunto de emoções, pensamentos, reações físicas e comportamentos:

  • Emoções - dor, raiva, tristeza, inveja,medo, depressão e humilhação;
  • Pensamentos - ressentimento, culpa, comparação com o rival, preocupação com a imagem, autocomiseração;
  • Reações físicas - taquicardia, falta de ar, excesso de salivação ou boca seca, sudorese, aperto no peito, dores físicas.
  • Comportamentos - questionamento constante , busca frenética de confirmações e ações agressivas, mesmo violentas.

Ciúme e flerte (Haynes King)

Ø Ciúme como mero sentimento

O ciúme, em princípio, é um sentimento tão natural ao ser humano como o tédio e a raiva. Nós sempre vivenciamos este sentimento em algum momento da vida, diferem apenas suas razões e as emoções que sentimos. Como todo sentimento, tem seu lado positivo e seu lado negativo.

Ø O lado positivo: protege o amor

Nos relacionamentos onde os sentimentos de ciúme são moderados e ocasionais, ele lembra ao casal que um não deve considerar o outro como definitivamente conquistado. Pode encorajar casais a fazer com que se apreciem mutuamente e façam um esforço consciente para assegurar que o parceiro se sinta valorizado. Ciúme potencializa as emoções, fazendo o amor se sentir mais forte e o sexo mais apaixonado. Em doses pequenas e manejáveis, ciúme pode ser um estímulo positivo num relacionamento. Mas quando é intenso ou irracional, a história é bem diferente.

Ø O lado negativo: prejudica o amor

Às vezes sentimentos de ciúme podem ficar desproporcionais.

Quando isso acontece pode afetar gravemente uma relação, levando o outro parceiro a sentir-se constantemente pisando em ovos para evitar uma crise de ciúme. O parceiro ciumento, muitas vezes ciente de seu problema, oscila entre sentimentos de culpa e auto-justificação.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa apaixonada pelo saber...