domingo, 12 de janeiro de 2014

Renovação Espiritual ou Inovação: O que de fato vivemos na Igreja Evangélica Brasileira?

Desde os anos 80 temos experimentado um movimento de renovação, ou pelo menos de busca constante por renovação espiritual. Nesse processo temos visto e experimentado de tudo um pouco. Desde de momentos de sincera devoção e ação de Deus, até absurdos teológicos e práticas que chegam à beira da insanidade.

O problema com o nosso processo de renovação espiritual é conceitual. Buscamos um processo de renovação que parte de nós em direção a Deus. Oferecemos técnicas e recursos de busca pelo poder espiritual, transformamos a renovação espiritual numa atividade humana, como numa receita de bolo. Graficamente, poderíamos ilustrar nosso processo de renovação espiritual como sendo algo de fora para dentro (atos e rituais que nos submetemos) e depois de dentro para o alto (esses atos e rituais convencem a Deus de nossa boa intenção), e Deus por sua vez, pressionado por nossa atitude de fé, se vê na obrigação de agir, realizando a nossa vontade. O que temos chamado de renovação é na verdade, a supremacia de nossa vontade.  

Por termos uma mentalidade dualista, separando o o sagrado do secular, o fato do valor, nosso "programa" de renovação se torna apenas espiritual, ou seja, não atinge o homem em sua plenitude. O que estamos chamando de renovação espiritual é de fato uma tentativa exacerbada de criarmos a nossa própria forma de redenção, relegando a Deus o papel secundário de ser proativo à nossa atitude de fé. A nossa fé, no processo de renovação espiritual que temos criado é a senha para que Deus desencadeie uma série de benefícios para nós.

O que a Escritura nos aponta como renovação espiritual é bem diferente do que temos visto em nossos dias. O modelo da Escritura é de algo que vem do alto (Deus expressando sua vontade) para dentro (atingindo o nosso coração, que é o centro de nosso ser) e se manifestando para fora (promovendo alterações não apenas no indivíduo, mas em tudo que o cerca).

Renovação espiritual é um movimento parte de Deus, para modificar a ação da homem em sua relação consigo mesmo e com o mundo e com o próprio Deus. Esta transformação não pode ser operada pelo homem, porque o seu coração, mesmo sendo purificado, continua enganoso, sendo preciso mantê-lo em constante vigilância.

Quando vivemos um processo de renovação espiritual, a consequência natural é que todos aqueles que são renovados se transformem em testemunhas de Cristo. O exemplo bíblico de Atos 1.6-11, é a evidência disso. Deus opera do alto, dando-lhes o Espírito, e os discípulos por sua vez, tornam-se testemunhas de Cristo. A renovação não é para o homem, mas para o reino, procura dar glória a Deus e não ao homem.






Um comentário:

Francisco Neto disse...

Caro Pr Antonio, paz e parabéns pelo conteúdo do teu blog... Esta é uma realidade que precisa estar clara em cada cristão: o que de fato estamos vivendo enquanto cristão...

Fica o convite para conhecer o meu blog.

Francisco Neto

Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa apaixonada pelo saber...