segunda-feira, 13 de maio de 2013

Isaías: um profeta contextualizado


 Isaías, cujo nome significa “O Senhor deu salvação”, era filho de Amoz (1.1), o que o distinguia dos demais “Isaías” de seu tempo. A teoria de que Isaías era primo de Uzias, tem sido considerada pelos estudiosos modernos como sendo mera conjectura.
Sabemos que ele era casado e teve pelo menos dois filhos (7.3; 8.3, 18). Seu ministério começou, provavelmente nos anos finais do reinado de Uzias,(740 a.C) passando pelos reinados de Jotão, Acaz, Ezequias e Manassés (696 – 642 a.C). 
O ministério de Isaías, portanto, estendeu-se por um período de pelo menos quarenta anos, (740 – 701 a.C) e talvez mais, já que Ezequias não morreu antes de 687 a.C e é duvidoso que o co-regente Manassés ousasse martirizar Isaías com Ezequias ainda vivo. (McKENNA 1999, p. 300)
Isaías era um profeta urbano, vivia em Jerusalém (7.3; 22.15; 28.14; 37.2), e podemos inferir que possuía a nobreza por descendência, o que lhe dava certa influência na casa real. Referências como 7.3ss na qual ele enfrenta o rei Acaz e a grande influência que o profeta teve no reinado de Ezequias (36 – 39) são em geral argumento usados para sustentar essa teoria de que Isaías tinha proximidade com a casa real. Além disso, 2 Crônicas 26.22, diz que Isaías era o responsável pela redação dos atos do rei Uzias, o que o coloca como sendo o escriba responsável pela “crônica oficial daquele rei.(McKENNA 1999, p. 302).
Isaías era um homem do seu tempo e por seu grande conhecimento, era também um homem que enxergava além do seu tempo. O profeta sempre esteve atento aos movimentos de sua sociedade, sabia interpretar os acontecimentos sócio-políticos e se pronunciava a respeito deles. Sua profecia era contextualizada e ao mesmo tempo traz o traço da predição. A proximidade de Isaías com a casa real, certamente contribuiu para que ele adquirisse essa cosmovisão. “A percepção de como o Deus soberano emprega as nações para levar as bênçãos e os julgamentos decorrentes da aliança foi uma das contribuições profundas de Isaías para Israel compreender seu lugar no programa de Deus na história. (McKENNA 1999, p.302)
A sua “pregação foi governada pelo tema de que só o Senhor é que salva, enquanto todos os esforços humanos se demonstram ser vãos” (RIDDERBOS, 1986, p.10). Isaías trata da salvação como resultado da graça de Deus, “Isaías expõe a doutrina de Cristo com tantos detalhes que, com razão, tem sido chamado de ‘o profeta evangélico’. Acham-se introspecções cristológicas mais profundas em sua obra do que em qualquer outra parte do Antigo Testamento.” (ARCHER 1986, p. 259)
Isaías é reconhecidamente o maior entre os profetas. Segundo Ridderbos (1986, p.10) ele “exibe uma dignidade real mediante intrepidez de sua ação pública, a majestade de sua presença, a força nobre e a beleza poética de suas palavras.
De  acordo com a tradição judaica, Isaías sofreu martírio no governo de Manassés. Segundo essa tradição o profeta Isaías teria sido morto cortado ao meio.  Associar  Hebreus 11.37 com a possível morte de Isaías, serrado ao meio, exige um grande esforço hermenêutico, uma vez que a o único fator de sustentação dessa interpretação seja a citação de uma tradição, que nem sempre é digna de confiança.

7 comentários:

Evanir disse...


Que esse Dia Dos Namorados
Seja o mais Feliz da Sua Vida.
Tomara , que esse Dia tenha reservado
momentos de eterna felicidade.
Não importa o Pais onde você esta ou mora
essa Data deve ser comemorada com amor e muita Paz.
Na postagem tem um presente é seu pode levar
ficarei feliz em ver no seu blog.
Um beijo terno e carinhoso.
Um abraço pelo Dia consagrado ao amor
e felicidade.
Ontem não consegui fazer tudo que eu queria fazer
por isso estou passando hoje no seu blog com
muito carinho.Espero deixar
você feliz com minha visita atrasada..
Carinhosamente Sua Amiga ,, Evanir..
PAZ..

GanhosWeb disse...

Olá!
Gostaria de ganhar uma renda extra com o seu blog, trabalhando 1 hora por dia em seu computador?
Não se trata de vendas e nem de indicar pessoas.
Informaçãoes acesse o site http://ganhosweb.com ou envie email para suporte@ganhosweb.com

Evanir disse...

Que , Deus me de a força , que mais preciso.
Que , Deus esteja sempre comigo para guiar
os meus passos na longa e muitas vezes tão curta
caminhada da minha vida.
Que , Deus esteja contigo também iluminando
sua caminhada sempre com alegria de viver
sempre em paz e no amor.
Que , possa levar somente mensagem de esperança.
Que ,Deus de me a sabedoria para mudar as coisas que eu posso mudar,
paciência para aceitar as coisas ,
que eu não posso mudar e discernimento para saber a diferença,
Que , Deus seja sua fonte de água mais
pura.
Que ,Deus abençoe sua semana e a minha também.
Um beijo com meu eterno carinho,,Evanir.

De volta a Essência Perdida disse...

Olá!! Que interessante o seu blog! Vim conhecer e já estou seguindo!! Se puder fazer uma visita a nossa página também te agradeço!
Abraços!!
Taiane

Gospelcards disse...

Olá! Estou seguindo seu blog,gostei muito te aguardo no meu http://gospelcards.blogspot.com.br/

Gilmar disse...

Que o Senhor Jesus o abençoe ainda mais.
Abraço.

Unknown disse...

Que o senhor os abençoe e os guarde e faça resplandecer a luz do seu rosto sobre vós e os de a paz.isaias grande profeta messiânico aprendemos com ele a n temer nossos adiversario mais confiar em Deus ALTÍSSIMO td poderoso e fazer a sua vontade sempre. A paz de Cristo à tds

Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa apaixonada pelo saber...